11 Sementes Comestíveis Incrivelmente Saudáveis para o Seu Corpo (e seu Bolso!)

Por All Nuts e Saúde Online – São Paulo

22/03/2021 atualizado há uma hora
pulses-o-superalimento-com-quase-2-vezes-a-quantidade-de-proteina-da-quinoa
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acho que todos nós concordamos que ao preparar uma comida caseira, três coisas são fundamentais: ela precisa ser saborosa, nutritiva e barata.. não é mesmo?

No post de hoje vamos mostrar exatamente como conseguir isso com as pulses – ou sementes secas de legumes, incluindo grão-de-bico, lentilhas, feijão e ervilhas.

Claro que esses ingredientes não são novos pra você, mas definitivamente estão tendo um momento de ascensão à medida que mais pessoas estão optando por refeições à base de vegetais. Descubra a razão de todo esse sucesso.

Mas afinal o que são Pulses?

Pulses são as sementes comestíveis de plantas da família das leguminosas. Elas crescem em vagens e podem ser encontradas em diferentes formatos, tamanhos e cores.

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) reconhece 11 tipos de pulses e os incríveis benefícios que elas trazem para nossa saúde.

Você deve estar se perguntando..

Quais os benefícios das Pulses para a nossa saúde?

As pulses se destacam de outras plantas por serem um alimento com alta quantidade de fibra e proteína (como a quinoa por exemplo) – dois nutrientes essenciais que vão ajudar a te manter saciado até a sua próxima refeição

Elas também são, assim como as nozes, uma excelente fonte de magnésio (importante para aumentar a energia e ajudar os músculos a contrair), potássio (crucial para manter a pressão sanguínea normal e o equilíbrio de mineiras no corpo) e ferro (essencial para transportar oxigênio por todo o corpo).

Além disso, as pulses estão lotadas de vitaminas do complexo B, que ajudam a combater infecções pelo corpo e suportam o metabolismo.

all-nuts_beneficios_pulse_para_saude

Interessante não é? Pois tem mais…

Pulses: O Novo Superalimento

Além de ser um alimento rico em proteínas, ter alto valor nutricional e trazer grandes benefícios a saúde, as pulses são um dos poucos alimentos que também trazem benefícios ao meio ambiente.

Funciona assim:

As plantações de pulses são sustentáveis e requerem pouco ou quase nada de fertilizante de nitrogênio. Elas também melhoram a saúde do solo e exigem menos energia para crescer.

O resultado disso?

Uma produção mais barata resulta em preços menores nos supermercados – uma vitória para o meio ambiente, para a saúde e para o seu bolso. Todos esses benefícios fazem com que as pulses sejam um verdadeiro superalimento para a saúde e o meio ambiente.

Agora vem a grande pergunta:

Como Consumir as Pulses?

Como já sabemos, as pulses são baratas, gostosas e nutritivas. Estas leguminosas funcionam muito bem tanto como acompanhamentos de pratos principais ou misturadas com ervas e especiarias, quanto para adicionar proteína e fibra a sopas, saladas, chilis, tacos e hambúrgueres e até mesmo para fazer um molho ou patê.

Uma dica:

É muito importante consumir alimentos ricos em fibra em suas refeições. Em média, mulheres precisam de aproximadamente 25 gramas de fibra por dia e homens de aproximadamente 38 gramas.

E fique atento(a)…

Se você está consumindo muito menos do que isso, tente adicionar fibra em sua dieta através das pulses. Dessa forma, você irá evitar ter náuseas, constipações ou inchaços – beber muita água também ajudará.

Quer mais maneiras de incorporar as pulses às suas refeições? Selecionei 3 receitas de pratos deliciosos e muito fáceis de preparar. Confira:

3 Receitas com Pulses para o Café da Manhã, Almoço e Jantar

1. Tex Mex – Pico de Gallo

Este é um prato com inspiração mexicana que irá deixa-lo saciado por horas. Esta receita é simples e está cheia de nutrientes e sabor. Pico de gallo (salsa mexicana), feijão refrito (pulse) e ovos mexidos.

all-nuts_receita_tex_mex_pico_de_gallo-794x397

2. Salada de Quinoa, Ervas e Grão-de-bico

Troque a sua salada do almoço por essa receita de vegetais incríveis para a sua saúde, que também leva rúcula, quinoa e rabanetes. Os grãos-de-bico são uma das fontes mais ricas de proteína da família das pulses (possui mais de 10 gramas a cada 1 xícara). O molho de limão, salsa e hortelã dá um toque de frescor extra ao prato!

3. Hambúrguer Vegano

Estes saborosos sanduíches veganos trocam a carne por lentilhas sem perder sua suculência. O tempero especial dá um sabor defumado, salgado e delicioso – você irá amá-lo! E só irá precisar de 30 minutos para prepará-los.

hamburguer_vegano_all-nuts-794x397

Agora que você já sabe tudo sobre as sementes pulses, não deixe de compartilhar com seus familiares e amigos todas essas dicas! Você já consome pulses diariamente? Qual sua receita favorita? Deixe um comentário dizendo qual pulse você mais gosta!

All Nuts™ | Saudável por Natureza!

No link abaixo você encontra os produtos citados nesse artigo. Todos de marcas selecionadas e com ótimos preços. Confira:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Receba dicas de saúde, receitas saudáveis, ofertas e cupons de desconto direto no seu Whatsapp. Clique no botão abaixo e inscreva-se:

receitas por whatsapp

Olá! Preencha os campos abaixo para receber nossas receitas por whatsapp.

Fale Consoco

Olá! Preencha os campos abaixo para falar conosco pelo Whatsapp

RECEBA DICAS DE SAÚDE DIRETO NO WHATSAPP

Olá! Preencha os campos abaixo para receber nossas dicas por whatsapp.