6 Alternativas Saudáveis para Auxiliar na Redução do Sal

Postado por All Nuts - 17/11/2017 11:11:58
← Post anterior Post seguinte →

Todos nós sabemos que o sódio é essencial para muitas atividades humanas básicas como função muscular e nervosa certo? Porém, em excesso, o sal pode aumentar a pressão sanguínea e levar à hipertensão. Nesse artigo vamos apresentar 6 diferentes formas de substituir ou reduzir a sua ingestão de sal na sua dieta. Garanto que você irá adorar essas dicas!

 

O recomendado para adultos e crianças maiores de 14 anos é uma ingestão de sódio de 2,300 miligramas por dia. Para ajudar as pessoas que consomem mais sódio que o recomendado, trouxemos 6 dicas de como substituí-lo. Se você está tentando reduzir o sódio ou apenas deseja tentar algo novo, essas ervas, especiarias e condimentos são uma ótima maneira de substituir o sódio e adicionar sabor à qualquer alimento.

 

1) Alho

Uma ótima alternativa ao sal, os usos culinários do alho são quase infinitos. Utilizar alho cru adiciona um gosto pungente à alimentos, enquanto tostá-lo fornece uma sabor doce e agradável. Se você quer um sabor de alho mas não quer perder tempo cortando e/ou tostando, pode utilizar as versões de alho em pó ou de alho em flocos. Adicione alho à frango, peixe, carne vermelha magra e vegetais. Quase tudo combina com esse maravilhoso tempero.

alho

 

2) Pimenta do Reino em Grão

Enquanto a maioria das pessoas conhece a pimenta em grão apenas como um companheiro do sal, estas são na verdade sementes secas. Enquanto pimentas pretas em grão são as mais comuns, há uma variedade de muitas cores que possuem perfis e sabores diferentes como, por exemplo, a pimenta branca em grãos.

Algumas são mais doces, enquanto outras são mais amargas. Uma pitada de pimenta do reino em grãos possui fibra, cálcio, ferro e magnésio. Então você está recebendo uma variedade de nutrientes quando adicionar essa pequena especiaria na sua comida.

pimenta-do-reino-em-graos

 

3) Suco de Limão

Uma ótima fonte de vitamina C, uma vitamina essencial que auxilia na saúde dos ossos e imunológica; utilizar limões e suco de limão como uma alternativa ao sal é uma ótima maneira de dar destaque ao sabor da comida. Ele combina com quase tudo – frango, peixe, vegetais e até iogurtes e sobremesas. Gostaria de um sabor de limão mais sutil? Apenas adicione algumas raspas de limão. E se realmente quiser o sabor de limão, você pode ate usar como uma marinada.

Limão

 

 

E tem mais..

 

4) Cominho

Um membro da família da salsinha, o cominho em grão, assim como a pimenta em grão, é na realidade uma semente seca. Muito utilizada nas cozinhas do sudeste da Ásia, norte da África, México e Tailândia, o cominho adiciona um distinto sabor terroso e defumado aos alimentos.

Cominho pode ser adicionado à pratos salgados e funciona bem com carnes magras, como frango, bife e cordeiro, sendo utilizado tanto na versão em pó como em grãos. Possui uma variedade de nutrientes, incluindo ferro, cálcio, potássio e vitamina A. Até contém gorduras mono e poli-insaturadas.

cominho

 

5) Vinagre Balsâmico

Não relegue esse condimento apenas para saladas. O vinagre balsâmico pode vir em uma variedade de sabores, incluindo limão, cereja, expresso, chocolate, alho, maçã e muitos outros. Por causa da sua variedade de sabores, o seu uso é infinito. Adicione sabores mais doces e frutados ao iogurte, sorvete e bebidas. Funciona bem para marinar carnes vermelhas. Alho e limão são perfeitos para frango, frutos do mar e vegetais.

vinagre-balsâmico

 

6) Pimenta Caiena

Se você está tentando diminuir o sal, mas também gosta de alimentos apimentados, considere utilizar a pimenta caiena. Vendida fresca, seca e em pó, pode ser usada em uma variedade de pratos, incluindo carnes, grãos, sopas e vegetais. Originada na Guiana Francesa, é uma ótima fonte de vitamina A, que auxilia na saúde dos olhos e imunológica.

Você deve ter ouvido falar que alimentos apimentados possuem um impacto na perda de peso, mas tem havido uma ampla gama de resultados positivos e negativos publicados. Mais estudos precisam ser realizados, porém alguns têm sugerido que a pimenta caiena aumenta o gasto energético e a temperatura do corpo, o que pode contribuir para a manutenção do peso, em conjunto com uma dieta saudável. Além disso também é um analgésico natural.

pimenta-caiena

 

 

Você gostou dessas dicas? Já experimentou? Tem mais alguma dica que possa compartilhar conosco? Deixe seu comentário e compartilhe saúde!

All Nuts | Saudável por Natureza ®

Envie o seu Comentário

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se agora e receba nossas novidades, promoções e últimas notícias.

blog sobre alimentação saudávelReceba Conteúdo ExclusivoAprenda como ter mais saúde, energia e disposição. Conteúdos exclusivos, dicas, notícias, receitas e novidades compartilhadas apenas com a nossa lista de assinantes.
 
É na All Nuts que fico sabendo o que é bom para minha saúde e nutrição. Recomendo!
 
depoimento sobre alimentacao saudavel
Dr. Paulo Barreto @drpaulobarreto