10 alimentos ricos em gordura que são realmente super saudáveis (#6 é o melhor!)

Por All Nuts e Saúde Online – São Paulo

22/03/2021 atualizado há uma hora
10-alimentos-ricos-em-gordura-que-sao-realmente-super-saudaveis-allnuts
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desde que a gordura foi demonizada, as pessoas começaram a consumir mais açúcar, carboidratos refinados e alimentos processados em vez disso. Entretanto, estudos agora mostram que a gordura, incluindo a gordura saturada, não é a vilã que foi feita para ser. Todos os tipos de comidas saudáveis que possuem gordura agora retornaram ao cenário de “super alimentos”. Aqui estão os 10 alimentos ricos em gordura que na verdade são incrivelmente saudáveis e nutritivo!

Vamos lá?

1. Abacates

O abacate é diferente da maioria das outras frutas. Enquanto a maioria contém primariamente carboidratos, abacates são cheios de gordura. De fato, abacates são cerca de 77% de gordura, por calorias, tornando-os ainda mais gordurosos que a maioria dos alimentos de origem animal.

O ácido graxo principal é uma gordura monoinsaturada chamada ácido oleico. Esse é também o ácido graxo principal do azeite de oliva, associado com vários benefícios à saúde.

Abacates estão entre as melhores fontes de potássio na dieta, contendo inclusive 40% de potássio a mais que bananas, um alimento tipicamente conhecido por seu alto teor de potássio. Eles também são uma ótima fonte de fibra, e estudos têm mostrado que podem diminuir o LDL-colesterol e triglicerídeos, enquanto elevam o HDL-colesterol (o “bom”).

Apesar do abacate ser rico em gordura e calorias, um estudo mostrou que pessoas que consomem abacates tendem à pesar menos e ter menos gordura abdominal que aqueles que não consomem.

abacate-allnuts

2. Queijo

Queijo é um alimento incrivelmente nutritivo. Isso faz sentido, visto que um copo inteiro de leite é usado para produzir uma única fatia grossa de queijo. É uma ótima fonte de cálcio, vitamina B12, fósforo e selênio, além de conter todos os tipos de outros nutrientes.

É também muito rico em proteína, com uma única fatia grossa de queijo contendo 6,7 gramas de proteína, o mesmo que um copo de leite. O queijo, assim como outros laticínios ricos em gordura, também contém ácidos graxos poderosos, que foram associados a todos os tipos de benefícios, incluindo a redução do risco de diabetes tipo 2.

queijo-branco-allnuts

3. Chocolate Amargo

O chocolate amargo é um desses raros alimentos saudáveis que realmente tem um gosto incrível. É muito rico em gordura, sendo essa responsável por aproximadamente 65% das calorias.

O chocolate amargo é 11% fibra e contém mais de 50% da recomendação diária de ferro, magnésio, cobre e manganês. É também cheio de antioxidantes, tanto que é um dos alimentos com maior pontuação testado, superando até mesmo as amoras.

Alguns dos antioxidantes no chocolate amargo possuem atividade biológica potente e podem reduzir a pressão sanguínea, além de proteger o LDL-colesterol no sangue, evitando que seja oxidado.

Estudos têm mostrado que pessoas que consomem chocolate amargo 5 ou mais vezes por semana possuem menos que a metade de chance de morrer por doença cardíaca, quando comparadas com pessoas que não consomem chocolate amargo.

Há também alguns estudos mostrando que o chocolate amargo pode melhorar a função cerebral e proteger sua pele de danos quando exposta ao sol. Apenas tenha certeza de escolher um chocolate amargo de qualidade, com pelo menos 70% de cacau.

chocolate-amargo-allnuts

4. Ovos

Ovos costumavam ser considerados não saudáveis porque a gema contém teor elevado de colesterol e gordura.

De fato, um único ovo contém 212 mg de colesterol, o que é 71% da recomendação diária de ingestão. Além disso, 62% das calorias em ovos são provenientes de gordura.

Entretanto, novos estudos têm mostrado que o colesterol presente em ovos não afeta o colesterol sanguíneo, pelo menos não na maioria das pessoas. O que nos resta é um dos alimentos mais densos em nutrientes do planeta.

Ovos são, na realidade, carregados de vitaminas e minerais. Eles contêm um pouco de quase todos os nutrientes que precisamos. Eles inclusive contêm antioxidantes poderosos que protegem os olhos, grandes quantidades de colina – um nutriente cerebral que 90% das pessoas não ingere em quantidade suficiente.

Ovos são também um alimento amigo na perda de peso. Eles são muito satisfatórios e ricos em proteína, o nutriente mais importante para perda de peso. Apesar de ser rico em gordura, pessoas que substituem um café da manhã baseado em grãos com ovos acabam comendo menos calorias e perdendo peso.

Os melhores ovos são enriquecidos com ômega-3. Apenas não jogue fora a gema, é nela que a maior parte dos nutrientes são encontrados.

ovos-cozidos-allnuts

5. Peixes Gordurosos

Um dos poucos produtos de origem animal que a maioria das pessoas concorda ser saudável é o peixe gorduroso. Isso inclui peixes como salmão, trutas, cavala, sardinhas e arenque. Esses peixes são carregados de ácidos graxos ômega-3 bons para o coração, proteínas de alta qualidade e todos os tipos de nutrientes importantes.

Estudos têm mostrado que pessoas que consomem peixes tendem a ser mais saudáveis, com menor risco de doença cardíaca, depressão, demência e todos os tipos de doenças comuns.

Se você não pode (ou não vai) consumir peixe, então consumir um suplemento de óleo de peixe pode ser útil. Óleo de fígado de bacalhau é o melhor, pois contém todos os ômegas-3 que você precisa, assim como bastante vitamina D.

6. Castanhas

Castanhas são incrivelmente saudáveis. Elas são ricas em gorduras saudáveis e fibras, além de serem uma boa fonte de proteína de origem vegetal. Castanhas também são ricas em vitamina E e carregadas com magnésio, um mineral que a maioria das pessoas não consome adequadamente.

Estudos têm mostrado que pessoas que consomem castanhas tendem a ser mais saudáveis e possuem menor rico de várias doenças. Isso inclui obesidade, doença cardíaca e diabetes tipo 2.

Castanhas saudáveis incluem amêndoas, nozes, macadâmia e inúmeras outras.

amendoas-castanhas-e-nozes-allnuts

7. Sementes de Chia

Sementes de chia não são geralmente percebidas como um alimento gorduroso. Entretanto, 28 gramas dessas sementes contém 9 gramas de gordura. Considerando que maior parte dos carboidratos na semente de chia é fibra, a maior parte das calorias são provenientes da gordura.

De fato, por calorias, as sementes de chia são aproximadamente 80% gordura. Isso faz com que elas sejam um  excelente alimento vegetal rico em gorduras.

Essas não são qualquer gorduras também, a maioria consiste em ácidos graxos ômega-3 bons para o coração chamados ALA. As sementes de chia também contém inúmeros benefícios para a saúde, como a diminuição da pressão sanguínea e efeitos anti-inflamatórios.

Elas também são incrivelmente nutritivas. Em adição a serem carregadas com fibras e ômega-3, as sementes também são cheias de minerais.

semente-de-chia-allnuts

8. Azeite de Oliva Extra Virgem

Outro alimento gorduroso que praticamente todo mundo concorda que é saudável é o azeite de oliva extra virgem. Essa gordura é um componente essencial da dieta mediterrânea, a qual tem sido mostrada possuir inúmeros benefícios à saúde.

O óleo de azeite extra virgem contém vitaminas E e K, além de ser carregado com antioxidantes. Alguns desses antioxidantes podem combater a inflamação e ajudar a proteger as partículas de LDL-colesterol no sangue, evitando que se tornem oxidadas. Também foi mostrada a capacidade de diminuir a pressão sanguínea, elevar os marcadores de colesterol e possuir todos os tipos de benefícios relacionados ao risco de doença cardíaca.

De todas as gorduras e óleos saudáveis na dieta, o azeite de oliva extra virgem é o rei.

azeite-de-oliva-allnuts

9. Coco e Óleo de Coco

Coco e óleo de coco são as fontes mais ricas de gordura saturada do planeta. De fato, aproximadamente 90% dos ácidos graxos contidos neles são saturados. Ainda assim, populações que consomem grandes quantidades de coco não possuem níveis elevados de doença cardíaca e possuem ótima saúde.

As gorduras do coco são, na realidade, diferente da maioria das outras gorduras, pois consistem em grandes quantidades de ácidos graxos de cadeia média. Estes são metabolizados de forma diferente, indo diretamente para o fígado, onde podem ser transformados em corpos cetônicos.

Estudos apontam que gorduras de cadeia média suprimem o apetite, auxiliando pessoas a ingerir menos calorias. Além disso, podem impulsionar o metabolismo em até 120 calorias por dia. Outros estudos mostraram que esses tipos de gordura podem ter benefícios para pessoas com doença de Alzheimer, assim como para auxiliar na perda de gordura abdominal.

oleo-de-coco-allnuts

10. Iogurtes Integrais

De verdade, iogurtes integrais são incrivelmente saudáveis. Eles contêm todos os mesmos nutrientes importantes que outros laticínios ricos em gordura. Além disso, são carregados de bactérias probióticas saudáveis, que podem ter efeitos poderosos na sua saúde.

Estudos mostram que o iogurte pode levar à grandes melhorias na saúde digestiva, auxiliando até na luta contra doenças cardíacas e obesidade. Só tenha certeza de escolher o verdadeiro iogurte integral e leia o rótulo.

Infelizmente, muitos dos iogurtes encontrados nas prateleiras de lojas são pobres em gordura, porém carregados de açúcar de adição. O melhor a fazer é evitar esse tipo como se fosse a praga.

iogurte-natural-allnuts

É mais fácil do que você imagina!

O que você achou desses 10 alimentos super saudáveis? Eles já faziam parte da sua dieta? Se você gostou deste artigo, não esqueça de compartilhar! Deixe o seu comentário nos contando tudo!

All Nuts | Saudável por Natureza ®

No link abaixo você encontra os produtos citados nesse artigo. Todos de marcas selecionadas e com ótimos preços. Confira:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Receba dicas de saúde, receitas saudáveis, ofertas e cupons de desconto direto no seu Whatsapp. Clique no botão abaixo e inscreva-se:

receitas por whatsapp

Olá! Preencha os campos abaixo para receber nossas receitas por whatsapp.

Fale Consoco

Olá! Preencha os campos abaixo para falar conosco pelo Whatsapp

RECEBA DICAS DE SAÚDE DIRETO NO WHATSAPP

Olá! Preencha os campos abaixo para receber nossas dicas por whatsapp.